quarta-feira, novembro 30, 2005

O meu "mais velho"

Digam lá se não tenho razão para Amar esta beleza!

"Novela" do Comprimido

Pois o Koshka, começou por tomar o comprimido de uma maneira muito simples. Colocava-se o comprimido no meio da comida, (com pouca comida) e como esta comida nova tem um cheiro mais activo, ele comia o comprimido e pronto. Só que estes animais são muito espertos e rapidamente ele passou a perceber que havia um cheiro dentro do comedouro que não era comum e sobretudo que ele não gostava. Conseguimos enganá-lo por pouco tempo. Entretanto, o veterinário tinha dado uma bolinha, tipo massa, que servia exactamente para "isolar" o cheiro do comprimido. Consegui dar-lhe o comprimido muito bem, pois colocava a bolinha com o comprimido lá dentro no meio da comida e lá "marchava". Só que o Kurika, que é um gato que se tem de ter um extremo cuidado com tudo o que se deixa à vista, nomeadamente, detergentes e outros produtos que põem em perigo a saúde e mesmo a vida destes bichanos, tendo em conta que come tudo (até pedras se for preciso ;) ) acabou por descobrir a tal bolinha e claro comeu-a. Novo problema para dar o comprimido ao Koshka surgiu de imediato. Como entretanto fomos ao veterinário, pedi que me "desse" mais. Só que aquele tipo de produto estava à experiência e não havia de momento. Bom, resta tentar continuar a "enganá-lo" misturando o comprimido com algo que saiba muito bem e especialmente que tenha um cheiro mais activo para "disfarçar" o cheiro do comprimido. Confesso, que não tem sido nada fácil, mas este tratamento está a fazer-lhe bem, por isso, nem que me "esfole" vai ter de o tomar.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Koshka mais feliz

Pois há muito tempo que não via o Koshka tão feliz com a comida. Finalmente, ´tadinho! Tal como já tinha dito ele deixou de comer a Restricted Calorie Formula da Eukanuba e passou a comer a "Silhouette" da Royal Canin. Agora, dá gosto vê-lo a comer, fá-lo com grande satisfação. Coisa que há muito não acontecia. O Kurika, quando for castrado, também vai passar a comer esta ração, o que facilita bastante. Assim passo a comprar só um tipo de comida e já não há tanto stress em termos de trocarem constantemente de comida. Estou feliz, por ver o meu "mais velho" satisfeito. Que importante que é estarem felizes e contentes com a alimentação. Agora sim, come com grande satisfação...chega a limpar a taça de comida ;)

Kurika foi ao vet

Bom, não foi bem até amanhã, mas não tive oportunidade de cá vir contar as últimas. Lá fomos ao vet para o Kurika ser vacinado e castrado. Entrámos para o consultório e finalmente o Kurika conheceu o Dr. Luis Chambel, que não desfazendo dos outros é o meu vet preferido. É uma pessoa encantadora e amante dos animais, o que considero muito importante se não o mais importante. Foi observado, vacinado, mas quanto à castração, o Dr. aconselhou fazê-la mais tarde, lá para Janeiro, uma vez que o gato ainda está pequenino e ainda precisa de crescer mais. Disse também, que tal como o Koshka, o Kurika vai ser uma grande gatão, por isso seria disparatado fazer a castração para já.
Sorte a do Kurika ;) Portanto, se tudo correr como está previsto, só voltaremos ao vet lá para Janeiro.

sexta-feira, novembro 25, 2005

Kurika vai ao vet

Afinal ainda não tive oportunidade de ir ao veterinário com o Kurika. Como não pretendo prolongar mais esta situação vou mesmo amanhã, que por acaso é dos piores dias para ir, como é normal. Mas tem de ser, não quero adiar mais. O meu rico filho vai ser castrado, ´tadinho. Tenho muita pena, mas tem de ser. Mesmo o veterinário diz, que por ser um gato de casa, ou melhor por não ter acesso à rua, o melhor mesmo é a castração, porque o facto de não dar uso "à coisa" pode trazer-lhe bastantes problemas de saúde. E isso, obviamente não gostava que acontecesse. Amo de mais estas duas beldades, para por em risco a sua saúde. Quero mesmo é que eles vivam tanto como eu, para não haver sofrimentos. É horrível perder algo que se ama. E eu confesso que tenho muita dificuldade em lidar com esse sentimento de perda. Bom, mas não estou aqui para falar de mim. Voltando ao assunto do Kurika, amanhã dou novidades sobre o que se passou. Entretanto também vou aproveitar para lhe dizer como tem passado o Koshka depois de ter começado o tratamento, para saber se a dose inicial é a dose recomendada.
Então, até amanhã!

segunda-feira, novembro 21, 2005

Árvore de Natal

Este ano, pelo segundo ano consecutivo, não vou fazer árvore de natal. Com o Koshka até era capaz de se manter de pé por alguns dias, agora com o Kurika, não durava nem dois segundos ;)
Honestamente, até me dá um certo jeito, primeiro porque a minha casa é pequena e confesso que neste momento não tenho sítio para a colocar e também, porque este ano o natal nem vai saber a natal...
É a vida!
Quando tiver uma casa maior, quero enfeitar a casa com motivos natalícios, quanto mais não seja para ver a reacção dos meus "miúdos". Vou adorar! Se bem que nessa altura, eles já estão mais velhos, mas mesmo estando mais velhos nunca se negam a uma bela jogada com uma bola da árvore ou mesmo, como a gata de uma amiga, que tem a mania de se atirar para o topo da árvore. Ela tem a árvore feita num 8, por causa dos gatitos. Mas vale a pena, eles fartam-se de brincar! E nada melhor que ver esta "gaiatada" feliz!

Erro Temporário

Antes de mais, peço desculpa, pelo incómodo que foi ver este blog nos últimos dias. Pois é, dei voltas e mais voltas à cabeça, revirei o blog duma ponta à outra para perceber que havia um erro "ridículo". Agora que já tudo está em ordem, Enjoy!

Resultado do Tratamento

Pois o meu "miúdo" está a reagir lindamente a este tratamento. O vet tinha dito que se eventualmente não chegasse meio comprimido que teria de se alterar para um comprimido inteiro, mas teríamos de esperar pelo menos uma semana para ver a reacção. Pelo que vejo, não vai ser necessário alterar a dose, porque está a correr muitíssimo bem. Anda mais calminho, mais tranquilo. Já se lhe consegue tocar e fazer festas sem que se passe e mostre de imediato as garras e os belos dentes! Até já brinca! Estou mesmo contente com o tratamento. Já há algum tempo que se falava em dar-lhe esta medicação, mas sempre evitei, para não estar a massacrá-lo e porque pensei que melhorasse ao longo do tempo, mas não, estava a ficar cada vez pior e para os de casa, estava a ficar mesmo preocupante. Não me posso esquecer do tamanho das unhas do animal por não lhas conseguir cortar! Mas agora, que tudo está a correr bem, vamos ver o que o vet tem para dizer sobre este assunto.
Amanhã vou ao vet com o Kurika, para ser castrado e vou fazer-lhe o relato dos acontecimentos para ver o que diz.
Amanhã dou mais notícias ;)

domingo, novembro 20, 2005

O Kurika

Ora, como finalmente consegui que me emprestassem uma máquina, apresento-vos o meu novo peludinho. O "terrorista"! Ai, desculpem, enganei-me, queria dizer o Kurika.


sexta-feira, novembro 18, 2005

Ração

O Koshka sempre comeu Eukanuba, começou por comer a de Kitten, passou para Lght e finalmente Restricted Calorie Formula. O Kurika, como quando mo ofereceram já vinha com o Kit completo ;) trazia um saco de Royal Canin Baby Cat e passou para a de Kitten. Como já disse anteriormente a Royal Canin andou por aí, nos centros comerciais e lojas de animais a fazer uma grande divulgação dos deus produtos e eu arranjei umas amostras para experimentar nos meus "miúdos". Ora para o Kurika não houve grandes novidades, dado que foi sempre o que comeu, mas para o Koshka pelos vistos foi uma boa experiência. Agora quando estive no vet e já que ele sugeriu que se lhe mudasse a ração, perguntei-lhe se podia passar para Royal Canin. Fiquei satisfeita com a resposta positiva do vet e ainda me disse que há uma ração própria para gatos castrados, queé o caso do Koshka. Assim, quando o Kurika for castrado passam os dois a comer da mesma ração, o que me facilita em muito a vida, visto que tenho uma casa mínima e escuso de andar a comprar aos 2 pacotes diferentes de ração, que nem sei onde os hei-de colocar.
As outras razões que me fazem deixar a Eukanuba, passam pelo facto da Eukanuba testar em animais e também porque nunca fazem promoções para gatos. Por exemplo, a Royal Canin se comprar um saco de não sei quantos kg oferece um balde próprio para colocar a ração. Estão sempre a fazer ofertas simpáticas e a Eukanuba é uma miséria, nunca faz nada! E quer se queira quer não, damos alguma importância a esse tipo de "mimos". Acho que as marcas não só se devem preocupar e muito com os animais, mas também devem ter alguma preocupação com quem lhes compra a comida. E não há nada melhor para fidelizar clientes à marca, como uns "mimos" deste género. É muito importante para nós consumidores.
De maneira que cá por casa, só se compra Royal Canin. Sei que é uma ração mais cara que todas as outras, mas se sou exigente comigo e compro tudo com a maior qualidade, também quero o mesmo para os meus "filhotes". Antes gastar dinheiro na comida do que com visitas "extra" ao vet.

Nova visita ao vet

Ora, lá fomos mais uma vez ao vet, mas só com o Koshka, dado que da outra vez nem foi observado. Não tomou o tal comprimido, para poder ser anestesiado e ser observado em condições, dado que é o check up anual.
A viagem correu lindamente (falo em viagem, porque moro em Benfica e o vet deles é em Oeiras), estava muitíssimo calmo, sossegadinho e aposto que havia de estar contente por não ter por perto o maninho ;) viva o sossego!
Ainda estivemos um pouco à espera, mas lá fomos. Felizmente está tudo bem com ele. Foi observado das patas à cabeça e o "rapaz", graças a Deus, continua muito saudável. Teve a feliz notícia que finalmente já pode mudar outra vez de ração, pois estava a fazer dieta e andava a comer a "Restricted Calorie Formula" da Eukanuba que não gostava nem um bocadinho. Entretanto a Royal Canin andou a fazer divulgação dos seus produtos dando algumas amostras da ração adequado ao tipo de gato, no caso do Koshka deram algumas amostras específicas para gatos castrados que ele adorou. Por isso, vou mudar. Assim ficam os dois a comer a mesma marca.
Depois de ter sido observado, coloquei uma série de dúvidas, porque sou muito curiosa e gosto de saber o máximo de coisas que puder para tratar sempre bem os meus "filhotes" e falei da minha grande preocupação com o Koshka, o comportamento dele. Como o Koshka sempre foi um gatão que nunca foi "carente", talvez porque não tem tantas necessidades afectivas como o Kurika ou talvez porque tenha a ver com a raça, nunca foi de andar colado às pernas e nunca foi muito de colinho. Mas, andar sempre a bufar e a mostrar as garras por tudo e por nada, é que não podia continuar. Imaginem que o vet aconselhou uns comprimidos, para o manterem calmo. Não são calmantes, apenas controla o estado de ansiedade. É uma espécie de "Prozac" mas para gatos. Hoje foi o primeiro dia que ele tomou e ao que parece está a resultar na perfeição. Está mais calmo, já lhe consigo tocar e pegar e fazer festas! Estou tão contente que não imaginam! Fiquei de ligar ao vet uma semana depois de ter começado o tratamento para ver que resultados está a dar. Mas como para a semana, 2ª ou 3ª vou novamente ao vet para o Kurika ir à faca, logo lhe conto as novidades, que ao que parece são as melhores.
Vou dando notícias!

Comportamento

Com a presença deste "terror" cá em casa, o Koshka anda completamente desorientado. Também não é para menos. Ora, um gato que estava acostumado a estar sózinho, dono de toda a casa, fazia o que bem entendia, agora não só tem a companhia de um gatinho pequeno, cheio de energia, sempre com vontade de brincar, como ainda tem a minha companhia. É dose! Anda tão nervoso que já tem tremeliques na cabeça. Tadinho! O Kurika também vai ficar mais calminho brevemente, pois vai ser castrado. Se bem que pelo que tenho lido desta raça estes gatos são sempre muito enérgicos e brincalhões. Vamos ver! Mas voltando ao assunto deste post, confesso que estou preocupada com o estado de "agressividade" do Koshka. Imaginem que nem as unhas se lhe consegue cortar. O pobre parece que anda de saltos em casa ;). Mas não se consegue, fica em estado de choque, bufa desalmadamente e põe logo as garras de fora. Tenho de falar com o vet acerca deste problema. Tenho saudades do meu Koshkita, de lhe fazer festas e de o ter ao colo. Coisa que já não acontece há séculos! Porque o engraçado é que ele não se dá mal com o mano, connosco, os humanos, é que é muito complicado.

quarta-feira, novembro 16, 2005

Os meus miúdos!

Tenho andado tão entretida com os meus "meninos", que até me tenho esquecido de vir aqui dar notícias.
Pois fui com eles ao veterinário já há bastante tempo e não correu nada bem. Primeiro, porque como tenho uma casa mínima e não cabe nem mais um alfinete ;) não comprei mais uma transportadora, como era suposto. Sempre que se vai ao vet, os animais têm obrigatoriamente de ir na transportadora, senão era um festival. Ora, como só tenho uma transportadora e dois gatos, já estão a imaginar a confusão. Então, saímos de casa e o "meu mais velho" foi ao colo, como sempre, e o puto pequeno foi na transportadora. Depois, foram à vez para estar tudo conforme o "figurino". O Kurika foi o primeiro pois é o que dá menos preocupação, porque não se passa por ir ao vet. Tomou as vacinas e ficou de voltar um mês depois para reforço das vacinas. Como não haviam mais animais no consultório acabei por meter o Kurika na minha mala, onde ficou por um bom bocado. Chegada a vez do Koshka, a veterinária que o atendeu é uma estagiária com pouca experiência mas muitíssimo simpática. Fiquei com a sensação que ficou "assustada" com a atitude do Koshka que é sempre de bastante agressivo ao ponto de nem lhe conseguirmos tocar. Como para ir ao veterinário ele tem de tomar um calmante, o animal mesmo com uma grande pedrada, mostra sempre as garras e está sempre a bufar. Resumindo, esta visita ao vet por parte do Koshka foi completamente em vão, porque a ideia era darem-lhe uma anestesia para o poderem observar. Como lhe demos o tal comprimido ele não podia ser anestesiado, pois podia ser fatal. Ficámos de lá ir outro dia.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Portugal pelos cães (e gatos)

Está esta semana à venda com a Visão o livro PORTUGAL PELOS CÃES, da Visão, da Pedigree Pal e da SIC Esperança e os 2 euros e meio que custa vão para instituições de apoio a animais abandonados...
Por isso, desembolsai!
O livro inclui testemunhos das mais variadas pessoas, desde o Manuel Luis Goucha a Ferro Rodrigues, passando por Ana Zanatti, Adelaide de Sousa, Maria Vieira, este que se assina, e tem ainda uns artigos bem engraçados sobre canídeos heróis e canídeos da cultura popular (incluindo merecida referência a ilustres animais como Gromit ou o carismático Brian, dessa portentosa série que é FAMILY GUY.
O objectivo do livro é conseguir ultrapassar o objectivo das 50 mil refeições para cães abandonados. Dog lovers, uni-vos. E, já agora, cat lovers também. (citado do blog do markl)