sexta-feira, janeiro 27, 2006

Utensílios importantes para a higiene dos Gatos

Ora, já que estou a falar da higiene nos gatos, nunca é demais lembrar quais os utensílios mais importantes para termos em casa para o cuidado dos nossos "mais que tudo":
  • Escova macia e uma escova cardadeira, para eliminar os pêlos mortos
  • Pente com dentes longos e extremidade arredondada
  • Tesoura para as unhas com bicos arredondados
  • Pinça para qualquer situação menos "simpática" tipo remoção de parasitas
  • Loção para limpeza auricular, Dodots, para evitar que os ácaros se alojem nos ouvidos
  • Gel laxante para evitar a formação de bolas de pêlo no estômago. No caso dos meus gatos, tenho uma pasta que se chama "Cat Laxative" e só a uso nas alturas em que há maior perda de pêlo.

Higiene nos Gatos

Os gatos são extremamente cuidadosos com a sua higiene e consequentemente com o pêlo.
Pêlo:
Todos os dias escovo os meus meninos, apesar de saber que são gatos de pêlo curto e por isso não ser necessário serem escovados todos os dias, eu tenho esse hábito até porque adoram ser escovados. O acto de escovar acaba por traduzir-se em carícias vigorosas que proporcionam um grande prazer aos meus miúdos.Para além de que o pêlo ao ser escovado torna-se mais brilhante e macio.
Olhos:
Os olhos dos meus meninos apresentam-se normalmente limpos e sem incrustrações. Mas o Kurika é um gato que produz lágrimas que secam no canto do olho. Por isso e para que estejam sempre "bem apresentados" e para remover todo o tipo de "sujidade", com o auxílio de um lenço de papel humedecido, limpo os olhos aos meus gatos.
Orelhas:
As orelhas devem estar limpas e devem apresentar uma tonalidade rosa pálido e sobretudo não libertar um cheiro desagradável. Por isso, ou limpo-lhes as orelhas ou com um papel húmido ou às vezes com dodots. As orelhas dos gatos são muito sensíveis, por isso nunca uso cotonetes. Pode ser muito perigoso.
Dentes e Gengivas:
Todas as semanas faço revisão à dentição dos meus gatos, porque a maioria dos gatos tem tendência a formar tártaro. Mas e apesar de serem sempre vigiados por mim e nas idas ao veterinário, ainda são muito novos para esse tipo de problemas e a alimentação que lhes dou também não ajuda a provocar tártaro. Já as comidas de lata, são muito más para este tipo de situação. Como só dou ração seca, é mais difícil que o tártaro apareça.
Garras:
Normalmente quem trata das garras são mesmo os próprios gatos, com a ajuda dos arranhadores e dos seus prórpios dentes, tratando eles das unhas e deixando-as afiadas. No entanto, é necessário que eu lhes corte as unhas para evitar que encravem e que cresçam demasiado. E já agora para não me arranharem ;)

Frio

Ora, nada como o Inverno para os gatos se aproximarem mais de nós. É fantástico, como ficam mais sossegadinhos, mais calmos, mais carentes e muito mais "melguinhas". Eu gosto, não me estou a queixar, aliás prefiro de longe que andem muito mais próximos, sempre em busca de um colinho quentinho e umas mantas para os aquecerem. O Koshka apesar de tudo é mais friorento e a temperatura do corpo dele é mais fria do que o Kurika. O Kurika é um gato muito quentinho. Em estando 5 minutos ao colinho, fica-se imediatamente aquecido. É tão bom! Parece que para este fim de semana prevêm temperaturas muito baixas, vamos lá ver o comportamento deles. Até vi num site que davam neve para o fim de semana em Lisboa. Se querem que vos diga estou ansiosa por ver (se é que vou ver alguma coisa). Portanto este fim de semana, há que ter cuidados redobrados com os minhaufas. Era para dar banho aos dois, mas sendo que o tempo vai estar muito frio, vou deixar para o próximo fim de semana, não vão eles constiparem-se e não há necessidade disso. Afinal, são gatos de casa e como têm cuidados de higiene todos os dias, o banho vai poder esperar.

quinta-feira, janeiro 12, 2006

O meu "pelintra" mais velho!

O meu Koshkita é que está muito melhor. Bendito tratamento! Estou mesmo contente! Imaginem que no dia em que o Kurika foi castrado, parece que o Koshka sabia ou percebia. Fiquei impressionada com o facto de o Koshka nas brincadeiras com o mano, ter mais cuidado com as unhas e ser mais "delicado". Nunca pôs as unhas de fora naquela noite e notava-se, a olhos vistos, que o animal pressentia que algo se passava para agir daquela maneira. É mesmo um gato inteligente. Esta foto foi tirada num momento de "preguiça". Adoro esta preciosidade! É tão lindo! ;)

O Kurika está mais "leve"

Tal como tinha dito, na segunda-feira lá fomos ao vet. A castração estava marcada para as 15 horas. Ora, como o Kurika tinha de estar em jejum, ou pelo menos tinha de estar as oito horas antes das 15 sem tocar na paparoca. Então eram 6 da manhã, quando o despertador tocou, para ir dar de comer ao "miúdo", para não ficar tantas horas sem comer. Lá fomos! Ele portou-se lindamente. Foi pesado, já tem 4Kgs e foi sedado. Tivemos de o agarrar muito bem, porque a entrada da agulha no corpo, não lhe dói, mas o líquido, que deve ser mais espesso que o normal, fez com que ele se queixasse e se afastasse. O Dr. Rui disse que o Kurika tinha de ser agarrado com mais força para não voltar a fugir. Então, lá voltámos a tentar e desta feita conseguimos. Bom, mas ele queixou-se, quando o líquido estava a entrar. Depois tivemos de esperar que a sedação fizesse efeito e lá foi ele. Passados 30 minutos, já estava muito mais leve. Tadicho! Para os donos dos animais esta é uma situação muito desconfortável, o ter de fazer isto aos animais. Parece que também nos tiram um bocado. Fico sempre muito angustiada! Quando foi do Koshka fartei-me de chorar. Imaginem! Mas tenho de me convencer que é para bem deles, porque se são gatos de casa e portanto não têm encontros com gatas, pode causar inúmeros problemas de saúde aos bichanos. De qualquer forma, fico sempre muito triste!
Viemos para casa, demos logo comida e passado um tempinho já andava a correr por toda a casa. À noite, eu nem queria acreditar, o gato parecia que estava doido. Não sei se foi algum tipo de efeito secundário da sedação, o facto é que o Kurika corria desalmadamente por todo o lado, passando por cima de toda a "folha". Só queria que vissem. Passada esta noite, já voltou tudo à normalidade, tirando o facto de ele ter ficado muito mais "leve".

sexta-feira, janeiro 06, 2006

2ª Feira- Dia "D"

Pois, tal como tinha dito, era suposto ser amanhã que o Kurika ía ser castrado. Mas, como não está lá o vet, vai ter de ficar para 2ª feira. Já está marcado, agora resta-nos aguardar. Vamos ver se é desta.

O meu cãozinho "gato"

Este meu gato mais novo é muito interessante. Parece um autêntico cãozinho. Anda sempre atrás de mim, para onde quer que eu vá, seja para a cozinha, para o quarto e até mesmo para a casa de banho. E quando estou a fazer a comida, adora andar ao colo, tipo a ver tudo o que se faz. Já pensei ensinar-lhe a fazer umas comiditas, sempre dava uma ajuda, mas o que ele gosta mesmo é de ter muita atenção. Nunca vi nada assim. Quando estamos a brincar com determinado brinquedo, ele comporta-se como um cão, ou seja, atiro o ratito, por exemplo, e ele vai a correr agarra-o e trás de volta. Há certos brinquedos que ele gosta mais que outros, nomeadamente, ratitos pequenos, rolos de papel higiénico vazios, bolinhas de papel, etc. Quando anda entretido, dá gosto vê-lo correr pela casa toda. Este é um gato que tem uma enorme necessidade de brincar, deve ter a ver com a raça, a tal ponto que é capaz de andar entretido uma tarde inteira sem chatear, ao passo que se os brinquedos não estiverem à mão, passa o tempo todo a miar. Agora anda para ali entretido com um rato que ele adora. Não o larga por nada deste mundo. Está divertidíssimo e super contente. Salta, corre, atira o rato para todo o lado. De vez em quando atira-se para o chão de tão cansado que está das correrias. Quando quer atenção, vem ter comigo e dá-me o brinquedo para eu entrar nas suas brincadeiras.
Enfim...gatisses!

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Oh para eles!

Até dá gosto vê-los assim!

Koshka e Kurika

Ora com esta azáfama das festas, há muito que não dava notícias. Pois por cá, continua tudo em ordem. Os meus miúdos estão cada vez mais amiguinhos, o Koshka continua a fazer o tratamento que está a dar um resultado bastante satisfatório e o Kurika continua muito endiabrado e estou a preparar-me para ir com ele ao veterinário para o "puto" ser castrado. Se tudo correr bem, será já este Sábado.