sábado, maio 10, 2008

Animais mortos nas estradas

Hoje trago um assunto delicado e que me faz uma enorme confusão, sobretudo depois do cenário que vi hoje na estrada com animais mortos.
Ía eu no "novo" troço do eixo norte-sul entre Telheiras e Sacavém, ou lá como se chama o sítio onde acaba a dita via, e quando olho em frente vejo o corpo de um cão num sítio e a cabeça noutro. Fiquei perplexa e nem queria acreditar. Pergunto:
Quem é que deveria tomar conta destas situações?
Será que o condutor que fez isto não deu por isso? Não acredito, é impossível. Um animal com aquele porte sentia-se com toda a certeza, para além de que deixava um automóvel muito mal "tratado".
Quando se fazem estas estradas, não há nenhuma vedação/protecção para evitar este tipo de acidente? Se não há, não concordam que deveria haver? Pelo menos uma protecção para o animal não passar mais além. Bem sei que é complicado controlar os animais, mas tenho a certeza que com vedações seria difícil que isto acontecesse. Podiam evitar-se situações como aquela que assisti hoje e que me deixou muito triste. Também sei que o ser humano, pelo menos o portuga, está-se nas tintas para estas coisas e se calhar até se diverte (como algumas pessoas que conheço) com o "feito".
E as estradas concessionárias (brisa, auto estradas do atlântico, etc...), já que pagamos tanto de portagens não deviam ter um "piquete" ou outra porcaria qualquer que de vez em quando passava vistoria, já que os condutores não são capazes de fazer nada numa situação destas!
É um cenário que estou farta de assistir e já tenho deixado de fazer viagens porque fico deprimida, angustiada por ver tanto animal morto na estrada.
Estou desolada e tenho muita pena que assim seja. Estou cansada deste país!

Sem comentários: