sexta-feira, junho 24, 2005

Livros sobre Gatos a não perder:

Amante de Gatos, como sou, é claro que leio muito sobre o tema. Já li muitos livros e continuo a ter uma lista infindável de literatura "felina". À medida que for lendo, vou deixando por aqui todos os títulos e alguns comentários para aguçar o desejo de leitura em todos os que por aqui vão passar.

Título: Amados gatos
Autor: José Jorge Letria

Edições: Oficina do Livro

É preciso ter sete vidas, ou mais, para ser o animal de estimação daqueles que nunca partem. Amados Gatos é um conjunto de textos que tem como ponto de partida os gatos de figuras famosas da literatura, das artes e da política...


Título: Histórias Verdadeiras de Gatos
Autor: Vários Autores
Edições: Asa

O que é que têm em comum figuras como Mark Twain, Theodore Roosevelt, Doris Lessing, Henry David Thoreau e Théophile Gautier? Antes de mais, o seu amor pelos gatos, que os levou a escrever algumas das histórias presentes nesta antologia inteiramente dedicada aos magníficos felinos...

Título: Palavra de Gato
Autor: Robert De Laroche
Edições: Pergaminho

E se o seu gato começasse a falar? Foi isso que aconteceu com o autor deste livro. Uma bela manhã, o seu gato, Mefisto, começou a falar com o seu dono. Durante longas horas, Mefisto revelou a Robert de Laroche os segredos da “felinidade”, explicando tudo aquilo que os seres humanos precisam de saber para viverem cordialmente com os gatos, respeitando os seus desejos e necessidades. Mas mais do que um guia de comportamento felino, Palavra de Gato é um livro escrito por um amante de gatos e destinado a todos os que se deixam encantar por estes elegantes e misteriosos companheiros do ser humano.

Título: Poemas com Animais
Autor: Pedro Pires
Declamador (CD): José Fanha
Ilustrador: Pedro Pires

Uma visita a alguns dos nossos maiores poetas e da forma como eles falam dos animais, os reais e os simbólicos, os domésticos e os selvagens, os que nos saltam para dentro dos pesadelos. A poesia escrita e dita, proposta a todos e especialmente aos jovens numa viagem através do que há de melhor na música da nossa língua. Pela voz de José Fanha, conhecido poeta e declamador, cria-se a chave para o encontro dos leitores com a música da língua em cada poema.

Título: O que é que o meu gato está a pensar?
Autor: Gwen Bailey
Edições: Editorial Presença

Um Guia essencial para compreender os animais de companhia.
Conhecidos como independentes e traiçoeiros, o comportamento dos gatos é analisado neste livro que os descreve afinal como animais ternurentos e domesticáveis. Para tentar perceber o que os gatos querem transmitir, a autora, especialista na área de comportamento animal, dá resposta a curiosidades como o que leva um gato a esfregar o focinho quando está contente, por que cheiram os humanos antes de se aproximarem, qual a função dos bigodes enquanto meio para explorar o ambiente, e por fim o que será que os gatos estão a pensar? Um livro indispensável para aprender a conhecer o seu gato e, quem sabe, a falar com ele.

Título: Gatos e Homens
Autor: Rui de Brito
Edições: Publicações Europa-América

Ao olhar distraído à minha volta, dei com dois dos meus gatos que estavam pachorrentamente deitados na secretária, enroscados um no outro. Resolvi perguntar ao que tinha um olho aberto se, por mero acaso, poderia pensar nalguma sugestão avisada que me desse. A criatura espreguiçou-se, bocejou, provavelmente riu-se a seu modo, dando-me depois a entender que deveria optar pelo que me desse na gana!

Sem comentários: