segunda-feira, junho 27, 2005

Ups! Desta vez escapas!


Pois é, o meu mais que tudo, habituado a estar entre 4 paredes e pouco acostumado a estas lides de caçador, desta vez deixou escapar o "pardalito". Mas, mesmo assim, de vez em quando lá trás o prémio de caçador para casa. Aqui há uns tempos trouxe um rato. Fiquei muito contente, como devem imaginar ;)

Estou aqui ... para te apanhar...


Esta é uma foto que revela bem o lado felino e caçador destes animais. Ora reparem, como é agil para subir a qualquer ponto, onde haja algum interesse...refiro-me a pássaros, claro está ;)

sexta-feira, junho 24, 2005

Livros sobre Gatos a não perder:

Amante de Gatos, como sou, é claro que leio muito sobre o tema. Já li muitos livros e continuo a ter uma lista infindável de literatura "felina". À medida que for lendo, vou deixando por aqui todos os títulos e alguns comentários para aguçar o desejo de leitura em todos os que por aqui vão passar.

Título: Amados gatos
Autor: José Jorge Letria

Edições: Oficina do Livro

É preciso ter sete vidas, ou mais, para ser o animal de estimação daqueles que nunca partem. Amados Gatos é um conjunto de textos que tem como ponto de partida os gatos de figuras famosas da literatura, das artes e da política...


Título: Histórias Verdadeiras de Gatos
Autor: Vários Autores
Edições: Asa

O que é que têm em comum figuras como Mark Twain, Theodore Roosevelt, Doris Lessing, Henry David Thoreau e Théophile Gautier? Antes de mais, o seu amor pelos gatos, que os levou a escrever algumas das histórias presentes nesta antologia inteiramente dedicada aos magníficos felinos...

Título: Palavra de Gato
Autor: Robert De Laroche
Edições: Pergaminho

E se o seu gato começasse a falar? Foi isso que aconteceu com o autor deste livro. Uma bela manhã, o seu gato, Mefisto, começou a falar com o seu dono. Durante longas horas, Mefisto revelou a Robert de Laroche os segredos da “felinidade”, explicando tudo aquilo que os seres humanos precisam de saber para viverem cordialmente com os gatos, respeitando os seus desejos e necessidades. Mas mais do que um guia de comportamento felino, Palavra de Gato é um livro escrito por um amante de gatos e destinado a todos os que se deixam encantar por estes elegantes e misteriosos companheiros do ser humano.

Título: Poemas com Animais
Autor: Pedro Pires
Declamador (CD): José Fanha
Ilustrador: Pedro Pires

Uma visita a alguns dos nossos maiores poetas e da forma como eles falam dos animais, os reais e os simbólicos, os domésticos e os selvagens, os que nos saltam para dentro dos pesadelos. A poesia escrita e dita, proposta a todos e especialmente aos jovens numa viagem através do que há de melhor na música da nossa língua. Pela voz de José Fanha, conhecido poeta e declamador, cria-se a chave para o encontro dos leitores com a música da língua em cada poema.

Título: O que é que o meu gato está a pensar?
Autor: Gwen Bailey
Edições: Editorial Presença

Um Guia essencial para compreender os animais de companhia.
Conhecidos como independentes e traiçoeiros, o comportamento dos gatos é analisado neste livro que os descreve afinal como animais ternurentos e domesticáveis. Para tentar perceber o que os gatos querem transmitir, a autora, especialista na área de comportamento animal, dá resposta a curiosidades como o que leva um gato a esfregar o focinho quando está contente, por que cheiram os humanos antes de se aproximarem, qual a função dos bigodes enquanto meio para explorar o ambiente, e por fim o que será que os gatos estão a pensar? Um livro indispensável para aprender a conhecer o seu gato e, quem sabe, a falar com ele.

Título: Gatos e Homens
Autor: Rui de Brito
Edições: Publicações Europa-América

Ao olhar distraído à minha volta, dei com dois dos meus gatos que estavam pachorrentamente deitados na secretária, enroscados um no outro. Resolvi perguntar ao que tinha um olho aberto se, por mero acaso, poderia pensar nalguma sugestão avisada que me desse. A criatura espreguiçou-se, bocejou, provavelmente riu-se a seu modo, dando-me depois a entender que deveria optar pelo que me desse na gana!

sexta-feira, junho 17, 2005

O Gato

Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro
Logo mudando
De opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre
Bem de mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho
Súbito, pára
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado
E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a língua
Pela barriga

"Vinicius de Moraes"

quinta-feira, junho 16, 2005

Coincidências

Hoje ... sem querer, numa das minhas buscas "internéticas" sobre leitura felina, fui parar a um site que achei muito interessante: http://nescritas.nletras.com/ngatos/
Aconselho a todos e todas que gostam de gatos e sobretudo de ler, uma visitinha a este sítio maravilhoso. Um grande bem-haja à sua autora, por me ter presenteado com um momento tão agradável.

Porquê este nome no meu Blogue?

Bom, não era suposto ser este o nome do meu blog, mas como todos os que eu gostava já existem, acabei por dedicar o nome do meu blog ao meu mais que tudo "Gato"...E Noble, porque considero o gato um animal de uma enorme nobreza, não disfazendo de todos os outros animais. Mas os gatos, são sem dúvida os meus eleitos. Adoro a sua personalidade e ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam e dizem, o gato é um animal muito dado. Curiosamente, quando pensei num blogue, nunca me passou pela cabeça dedicá-lo quase integralmente ao meu gato, a todos os gatos e também a todos aqueles que se interessem por estes magníficos animais. Mas hoje, dei por mim, deliciada, a pensar nessa ideia. Bom, espero que apreciem...

Fica uma primeira frase muito conhecida e para ficarem a pensar:

Pensa o cão: "este ser dá-me comida, bebida e carinho: deve ser Deus"
Pensa o gato: "este ser dá-me comida, bebida e carinho: devo ser Deus"