sexta-feira, janeiro 27, 2006

Higiene nos Gatos

Os gatos são extremamente cuidadosos com a sua higiene e consequentemente com o pêlo.
Pêlo:
Todos os dias escovo os meus meninos, apesar de saber que são gatos de pêlo curto e por isso não ser necessário serem escovados todos os dias, eu tenho esse hábito até porque adoram ser escovados. O acto de escovar acaba por traduzir-se em carícias vigorosas que proporcionam um grande prazer aos meus miúdos.Para além de que o pêlo ao ser escovado torna-se mais brilhante e macio.
Olhos:
Os olhos dos meus meninos apresentam-se normalmente limpos e sem incrustrações. Mas o Kurika é um gato que produz lágrimas que secam no canto do olho. Por isso e para que estejam sempre "bem apresentados" e para remover todo o tipo de "sujidade", com o auxílio de um lenço de papel humedecido, limpo os olhos aos meus gatos.
Orelhas:
As orelhas devem estar limpas e devem apresentar uma tonalidade rosa pálido e sobretudo não libertar um cheiro desagradável. Por isso, ou limpo-lhes as orelhas ou com um papel húmido ou às vezes com dodots. As orelhas dos gatos são muito sensíveis, por isso nunca uso cotonetes. Pode ser muito perigoso.
Dentes e Gengivas:
Todas as semanas faço revisão à dentição dos meus gatos, porque a maioria dos gatos tem tendência a formar tártaro. Mas e apesar de serem sempre vigiados por mim e nas idas ao veterinário, ainda são muito novos para esse tipo de problemas e a alimentação que lhes dou também não ajuda a provocar tártaro. Já as comidas de lata, são muito más para este tipo de situação. Como só dou ração seca, é mais difícil que o tártaro apareça.
Garras:
Normalmente quem trata das garras são mesmo os próprios gatos, com a ajuda dos arranhadores e dos seus prórpios dentes, tratando eles das unhas e deixando-as afiadas. No entanto, é necessário que eu lhes corte as unhas para evitar que encravem e que cresçam demasiado. E já agora para não me arranharem ;)

Sem comentários: