terça-feira, outubro 25, 2005

Resposta à carta dirigida à Royal Canin

Com esta história da gripe das aves, confesso que fiquei preocupada, visto que a alimentação dos nossos "mais que tudo" tem por base a carne de frango/galinha. Como tal, acabei por contactar a Royal Canin, que é uma das marcas que uso para os meus gatos e achei por bem partilhar esta informação convosco.
Ora leiam:
Exma Sra,
Obrigada pelo interesse demonstrado por esta questão e pela preferência pelos alimentos Royal Canin.
Face ao alarido em volta dos acontecimentos actuais no que respeita à Gripe Aviária, é natural que surja esta preocupação face à alimentação animal à base de frango/galinha.
No entanto no que respeita à aquisição de matérias-primas provenientes de aves, há dois pontos que devem ser focados:
1. os produtos provenientes de aves incorporados nos alimentos Royal Canin são obtidos a partir de aves que foram declarados aptos para consumo humano após inspecção veterinária. Estas matérias-primas são, por definição, livres de doenças que possam ser transmitidas aos humanos e animais.
2. dois tratamentos térmicos sucessivos oferecem garantias adicionais de segurança. As temperaturas elevadas destroem o vírus. As matérias-primas usadas pela Royal Canin são carnes desidratadas, ou seja, a carne de aves é cozinhada durante uma hora a 100ºC. Para além disso, durante o fabrico dos croquetes, as matérias-primas são extrudidas a temperaturas superiores a 100ºC. Este tratamento térmico exclui totalmente o risco de contaminação viral e constitui um factor adicional de segurança.
Na realidade, é o contacto directo com aves infectadas que é extremamente perigoso.
Espero que tenha sido esclarecedor, no entanto, para quaisquer esclarecimentos adicionais queira contactar-nos.
Mais uma vez, agradecemos a sua preferência.

Os meus melhores cumprimentos,
----------
Departamento de Formação e Comunicação Científica
Royal Canin (Portugal), S.A.

segunda-feira, outubro 24, 2005

quinta-feira, outubro 20, 2005

Novo gato na vizinhança

Pois é, há coisas engraçadas. Hoje, como sempre, fui almoçar a casa e a essa hora o Koshka vai sempre apanhar um pouco de ar da rua, também para ter o seu momento, tendo em conta que desde que tem o Kurika como companhia o Koshka tem pouco espaço para ele. E, como sempre esteve sózinho, dono de tudo, sem ninguém para o atormentar, é natural que necessite de alguma privacidade e do seu espaço.
Afinal, todos precisamos!
Estava eu de volta do meu almoço, quando de repente, olho para fora da janela e andava ele armado em equilibrista, mesmo em cima das grades. Não imaginam o valente susto que apanhei. O meu coração mais parecia que me ía saltar da boca...
Fiquei assustadíssima, mas fui a correr abrir a varanda aparentando alguma calma, para não assustar o animal e agarrei-o com "unhas e dentes" e trouxe-o para dentro. Antes de fechar a varanda, pensei, mas o que será que se passa que o tenha levado a fazer semelhante "malabarismo"? Lá estava, impavido e sereno um gatão preto, muito giro.
Portanto, está explicado o mistério ;) do equilibrismo. Conclusão, se o Koshka já tinha total liberdade para andar à sua vontade pela varanda, acabou de a perder :(

Macaquinho

Estou absolutamente encantada com o novo amigo do Koshka. O Kurika é engraçadíssimo. Se soubesse o que sei hoje, tinha-lhe dado outro nome. O Kurika iria chamar-se "Macaquinho" e isto porque quando se acorda de manhã, ele fica completamente "electrificado" e desata a saltar para cima de tudo o que mexe, ou seja, se eventualmente se mexer os pés, as mãos ou outro movimento qualquer que ele veja, salta de repente tipo macaco. Se estiver na cama acordada e brincar com ele, fica completamente "desaustinado" e salta, salta de felicidade. O Koshka já tolera muito melhor estes ataques de maluqueira do "puto" pequeno. Mas ás vezes passa-se!

Gata da "vizinha"

Andava a estranhar o facto da gata da varanda do lado nunca mais ter dado as "caras", mas rapidamente percebi que aquelas pessoas deixaram de morar naquela casa. Ora, o Koshka passou a ter novamente total liberdade na varanda. Quero dizer com isto e com a presença da tal gata, sempre que o Koshka ía à rua, tinha de ser com alguém a tomar conta, ou melhor teria que estar sempre com alguém a vigiar, não fosse dar-lhe aqueles "vipes" (à boa maneira algarvia) de saltar para cima das grades da varanda com o intuito de se atirar para junto da bicha.

Ração

Estou a ter "sérios" problemas com a ração do meu pequenitotes. Comecei por lhe dar Royal Canin Baby Cat, aliás foi a que me deram quando me ofereceram o gato, mas, mais tarde, percebi facilmente que ele já passou a idade desta ração. Então e tal como fiz com o Koshka, passei para a ração seguinte, que é a Royal Canin para Kitten. Pois o rapazito não gosta. Pelo que consigo observar e entender suponho que ele não goste pelo facto dos grãos serem demasiado pequenos, porque quando lhes dou comida, ele mesmo tendo o comedouro cheio, está sempre muito mais interessado na comida do Koshka do que propriamente na dele. Agora, sugeriram-me e muito bem, que ao invés de estar a comprar sacos de comida, passe a pedir amostras nas lojas ou nos vets para tentar perceber, dentro das que são adequadas à idade do Kurika, qual a que mais gosta. Não quero, de forma nenhuma ter um gato infeliz com a comida.

terça-feira, outubro 18, 2005

"Cola"

O Kurika tem o "péssimo" hábito de se colar aos pés. Assim que se entra em casa, até lhe dar a bela "paparoca" não larga os pés de tal maneira que aqui há uns dias, sem querer, dei-lhe um encosto com os pés. Tem de se ter um enorme cuidado e muita atenção aonde se colocam os pés, porque ele, mesmo, quando não está naquela de se "colar" aos pés (quando não está com fome), de vez em quando, atira-se aos pés quando estamos em andamento. A primeira coisa que faço quando chego a casa é mesmo tirar os sapatos/botas, sobretudo quando é aquele calçado a que eu chamo "sapatinho de ir ao cinema" ;) por ter saltos altos e muito finos. Nem quero imaginar se pisasse um dos meus peludinhos com aqueles saltinhos, decerto que iria ter muitos problemas, pois ía ferir o animal com alguma gravidade. Nunca tinha pensado em como umas botas podem perfeitamente servir de arma. Em caso de aflição, tenho a certeza que as vou utilizar :)

Alegria

Estou cada vez mais feliz com os meus peludinhos. Estão lindos, meiguinhos um para o outro e agora que começa a chegar o frio estão muito mais próximos. É engraçado...No Verão, quase nem se deixam tocar, no Inverno, andam sempre colados a nós. O Kurika é o primeiro Inverno que vai passar lá em casa e a bem dizer é o primeiro Inverno da vida dele, vamos ver qual vai ser o comportamento dele. Se ele nesta altura, que estranhamente, está um calor infernal, já anda sempre em cima, ou colado às pernas, nem quero imaginar quando estiver um frio de rachar. Sobretudo lá em casa, que é de extremos. No Verão é demasiadamente quente e no Inverno é extremamente fria.

Amizade

Já estão muito amiguinhos, apesar do Koshka, ter momentos de "exaustão" pelo facto do outro andar sempre a desafiá-lo. Já dormem juntos na caminha deles, já se lambem um ao outro, enfim, penso que estão completamente adaptados um ao outro.

quarta-feira, outubro 12, 2005

Colite

Bom, tal como disse no tópico anterior, o Kurika trazia mesmo maus hábitos almentares, de tal maneira, que apanhei um susto com ele. Á noite foi fazer as suas necessidades e havia sangue à mistura. Fiquei em pânico e, apesar do avançado da hora (01:00 da manhã) liguei de imediato para o vet, pois eles têm um número próprio para Urgências, que me disse para não lhe darmais paparoca e no dia seguinte ir com ele à consulta para ver o que se passa. Bom, lá fui eu mais o "rapazito pequeno" que foi observado e levou uma injecção. O médico disse que era uma Colite, que era normal em gatos bebés com habitos alimentares pouco próprios. Deu-me um antibiótico para lhe dar duas vezes por dia, durante uma semana e disse para lhe dar ração própria para o efeito. Quando acabasse a ração dos Intestinos, podia passar, mas gradualmente para a ração normal. Parece que correu tudo bem, pelo menos já não apresenta nenhuma reacção estranha.

Alimentação

O Kurika na minha opinião trazia muito maus hábitos alimentares. Não faço ideia que tipo de alimentação tinha o bichano, mas acabei por perceber e rapidamente que ele deveria estar acostumado à nossa comida. Imaginem que nos primeiros dias, cada vez que se fazia comida lá em casa, o gato desatava a miar desalmadamente, mas um miar irritante, como se não comesse há muito tempo para além de que ficava "desnorteado" com o cheiro da nossa comida. Bom, quando o gato me foi entregue e tal como disse, trazia com ele o "kit" completo, nomeadamente, a comida, que é a Royal Canin para Kitten/baby cat. Cada um tem a sua terrina de comida. É claro que com um esfomeado destes não dá para deixar comida à descrição. Bom, estou a brincar, também não podia deixar comida à descrição por causa do Koshka, que está a fazer dieta e come uma ração que se compra única e exclusivamente nos veterinários, chama-se "Restricted Calorie Formula" e é própria para regimes alimentares. Por isso, passaram a ter horas para comer. Cada um tem a sua dose no pote, que é tirada logo pela manhã e devidamente tapada, para não perder a dureza e a frescura e comem um pouco de manhã, depois vou a casa à hora de almoço para desanoviar, para estar com eles e para lhes dar paparoca. À noite comem pouco mas duas vezes. Ou seja doseia-se a comida que se lhes pode dar em função do número de vezes. O pequenote é um glutão. É preciso perder um pouco de tempo para acompanhar a refeição deles, visto que o Kurika, está sempre com o sentido no prato do outro, se me ausento por qualquer razão, já está o Kurika agarrado à terrina do Koshka e este por sua vez na terrina do puto. Bom, só visto. É que é muito estranho, porque a comida do Koshka, deve representar para os gatos o mesmo que representa para nós aquele peixe cozido só com legumes que comemos quando estamos com problemas de saúde...(em dieta, portanto) Ou seja, aquilo para além de não ter valor nutricional nenhum, o sabor também não deve ser nada agradável, que o koshka ainda hoje reclama daquele "pitéu". Para ele, as trocas de comida entre manos até lhe é bastante favorável, porque acaba por comer uma comida muito rica, por ser para bebés em crescimento. Isto tudo para dizer que não só comem quase sempre com horários certos, como também tenho estar de "polícia" a assistir à refeição dos "Senhores". É espectacular.

Apresentações -> Gato residente/gato novo em casa

O primeiro impacto foi terrível. O pequeno muito assustado e o mais velho a pensar que "monstro" é este que tenho na minha frente?! Foi estranhíssimo. Também é preciso ter em linha de conta, que normalmente as apresentações entre gatos de casa e os novos inquilinos, devem ser feitas de maneira mais cuidada e com alguns requintes e malabarismos para sentirem em primeiro lugar o cheiro um do outro. Mas não houve essa hipótese, pois foi tudo muito rápido para além de que a minha casa só tem porta na casa de banho e não deu para fazer o ritual completo e bem feito. Nos 3 primeiros dias, foi esquisito, mesmo estranho. Mais pareciam dois inimigos. O Koshka bufava e afastava-se mas nunca lhe fez nada de mal. Aliás, pelo que estou a ver, mais fácil será dar-me uma mordidela, ou uma arranhadela do que magoar algum dia o seu novo companheiro. Apreciei muito este gesto do meu mais que tudo. Só que o novo peludinho é "miúdo" e como tal ainda não mede muito bem as consequências dos seus actos, então faz do mais velho "gato sapato". Correm de um lado para o outro, feitos loucos, depois mordem-se, lambem-se, enfim...É engraçado ver que quando estão no meio das brincadeiras e o Koshka se deita ou senta no chão com o rabo a abanar, o "puto pequeno" salta-lhe para cima da cauda e começa nova brincadeira. É engraçadíssimo! Tem sido muito importante esta companhia para o Koshka. Fazia-lhe falta um "mano" para brincar e para correrem... Tenho a impressão que o Koshka já emagreceu, desde que está cá o novo inquilino. As correrias não têm fim, parecem loucos. Passam por cima de toda a folha, mas é muito giro estar a assistir a esta "brincadeira/luta". O gato é um encanto, mais parece uma "motoreta"...assim que liga as "turbinas" é um espectáculo, ronrona de uma maneira que eu nunca tinha ouvido. É para mim uma agradável surpresa, o Koshka nunca foi muito de lambidelas nem de ronronadelas. Bom a adaptação não podia ter corrido de forma melhor, pelo menos pelos testemunhos que tenho lido e ouvido, as coisas correram sobre rodas... Vamos ver se ficam amigos, porque por enquanto ficam-se pelas correrias. A aproximação ainda é curta ;)

1ª visita ao vet

Para primeiro contacto, nada como ir fazer uma visita ao veterinário, para fazer um checkup para ver se tudo está em ordem. Lá fomos, portou-se muito bem, mas está sempre a querer "esgueirar-se" para todo o lado, pois como "puto" que é, tem de ver e saber tudo. Muito bisbilhoteiro mesmo! O veterinário e as ajudantes/recepcionista adoraram-no, porque ele é mesmo muito querido, meiguinho, tranquilo (apesar de desnorteado, mas isso é da idade) e o mais curioso de tudo, é que assim que se lhe pega ou se lhe faz uma festinha, liga os motores/turbinas e mais parece que vai levantar voo. É uma barulheira "infernal". Foi-lhe dado desparasitante e fez os testes de FIV e FELV, que felizmente deram negativos. Acabada a consulta, fomos para casa felizes e contentes e prontos para as apresentações.

Como aconteceu

Passo a explicar o que se passou, um amigo cá de casa, numa das suas "voltaretas", passou por uma loja de animais e ficou completamente encantado com um siamês que estava para venda. De tal forma se encantou que não resistiu e acabou por ficar com o gatinho. Comprou-lhe todo o "arsenal", desde a comida, à caixa das necessidades que diga-se de passagem é uma super caixa..., bom tudo e mais alguma coisa para poder levá-lo para casa. Mas as coisas não correram como era de esperar. Esse amigo também mora numa casa pequena e sem luz da rua. Mas esse não era o problema. A questão é que o pai dele lhe disse que não queria o bicho lá em casa. Resultado, ofereceu-me o gatinho.

Acasos ou não?!

Há coisas que não acontecem por acaso, de facto. Imaginem que me ofereceram um gatinho de apenas 2 meses e de raça. Nunca me passou pela cabeça algum dia poder vir a ter um gato de raça, porque não concordo e considero um crime estar a comprar um gato, quando há tantos gatos abandonado que são tão lindos como os outros e também merecem uma oportunidade na vida ;) Mas adorei a oferta e o gatinho é muito engrançado. É cómico mesmo!

terça-feira, outubro 04, 2005

Site

Nas minhas incursões internéticas em busca de mais e melhores informações sobre gatos, encontrei este site, que achei magnífico! http://cats.about.com/
Aproveitem para dar uma vista de olhos. Vão gostar de certeza!

Bad News!

Na segunda-feira seguinte, logo pela manhã, recebi uma notícia muito pouco agradável a nível profissional. Contribuiu em certa parte para adiar a presença de mais um peludinho lá em casa.
Há coisas engraçadas e por outro lado assustadoras, tanta dificuldade em conseguir ter o amarelinho, porquê?
Pois é, já lá diz a célebre autora portuguesa que “Não há coincidências” e não há mesmo! Estou triste, mas não vou ficar com ele. Segundo a Anabela, os gatinhos amarelos são os que são mais procurados, por haverem em muito menor quantidade. Por isso, desejo-lhe as maiores felicidades e que os novos donos lhe dêem tudo o que merece. Carinho, muito amor e tudo de bom para essa ternurinha! Vai ficar no meu coração para sempre!

Desencontro

Bom, nem estou a acreditar no que me aconteceu. Andei 1h:30m às voltas em Benfica sem encontrar o tal veterinário. Andei por sítios que nem imaginava que existiam. Benfica é um "mundo" e eu não fazia ideia. Acabei por ter de perguntar a “n” gente e ninguém foi capaz de me dizer onde era o vet e muito menos a rua. Não percebo como acontece uma cena destas. Como sabia que era em Benfica, comecei por procurar perto do Estádio da Luz, onde comecei a perguntar a quem passava. Disseram-me que era do doutro lado de Benfica. Ainda perguntei numa bomba de gasolina, mas este Sr. acabou por me mandar para outra ponta de Benfica e eu achei que não devia seguir as indicações deste. Bom, este cenário repetiu-se um sem número de vezes. Tantas voltas dei, que acabei por me irritar com a situação e como o amarelinho ainda tinha um pouco de febre, voltámos a adiar o encontro.
Parece que não tinha de ser!

Encontro

Parece que finalmente vou ter o amarelinho nos meu braços. Combinei encontrar-mo-nos no vet onde a Anabela costuma levar todos os minhaufas que apanha. Os manos vão todos ao vet ver como estão. O encontro será às 12:00 de Sábado no vet em Benfica. Já fui à net ver se conseguia encontrar o sítio, mas sem sucesso. Não correu nada bem, mas vamos ver se damos com o vet.

Saúde do amarelinho

O gatinho amarelo continua com problemas de saúde e vamos adiar novamente o dia de o ir buscar. Aliás, todos os manos estão com problemas, mas estão a melhorar a "olhos vistos". Vamos aguardar por melhores dias.